viernes, 7 de marzo de 2008

Reciprocidade! We´re not brothel!

PORTUGUÊS

Até que enfim! Não quero arranjar confusão, muito menos ser xenofila. Afinal sou uma chilena criada no Brasil com uma verdadeira ONU na família, logo a última coisa que eu poderia ter é preconceito racial...já que Pinochet fez o favor de espalhar vários tios pelo mundo.

Mas, sério, faz um tempo que todos sabem como alguns países europeus vem tratando os latinos - sim brasileiro é latino, mesmo que muitos digam que não - que vão para passeio, trabalho ou estudo no velho-mundo. Total preconceito. Ok, muitos vão como imigrante ilegais, mas muitos outros não. E isso não dá o direito a ninguém humilhar quem quer que seja.

Finalmente o Itamaraty decidiu tomar uma atitude, com o último fato ocorrido na Espanha esta semana. Caso continuem a dar o tratamento que estão dando, o Brasil usara da lei da reciprocidade.

Convenhamos, muitos europeus não vem para países latimos, especialmente o Brasil e os demais paises tropicais por turismo ou trabalho, simplesmente. Um grande número vem por turismo sexual, acabando com a dignidade de muitas crianças e adultos. Acho que temos todo o direito, talvez o dever, da Reciprocidade.



CASTELLANO

Por fin! No es que quiero crear confuciones, mucho menos ser preconceptuosa. En todo caso, soy una chilena criada en Brasil con una verdadera ONU en la familia, ya que Pinochet hiso el favor de esparramar pairnetes por todos los lados.

En sério, hace años que todos sabemos como algunos países europeos vienen tratando a los latino que van para Europa a turistear, trabajar o estudiar. Xenofobismo de lo más fuerte. Ok, es verdad que algunas personas van como imigrante ilegales pero otros no. Y eso no le dá el derecho a nadie de humillar a otro ser vivo.

Hasta en fin, el Itamaraty - organismo del gobierno brasilero que cuida de la parte diplomática - tomó una actitud despues del hecho que ocorrió en España, esta semana. Caso sigan con el tatendo de tratar a los brasileros mal, Brail irá usar de la lei de Reciprocidad.

Es claro para todos que muchos europeos que vienen a países latino, principalmente lo tropicales, no vienen a puto turistear o trabajar. un gran numero viene al turismo sexual, lo que acaba con la dignidad de muchos niñmos y niñas y de algunos adulto. Creo que tenenmos el derecho y dever de Reciprocidad.